HST
O que fazemos
A prevenção de riscos profissionais nas empresas, implica uma atuação que ultrapassa o mero cumprimento de formalismos, nomeadamente o preenchimento de relatórios e verificar se determinadas situações satisfazem os requisitos legais, ou da simples correção das situações que já provocaram acidentes de trabalho.
Nesta perspetiva, a colaboração que temos competência para prestar, passa pela:
I - gestão da prevenção, ou seja, auxiliar na organização dos serviços de Higiene e Segurança no trabalho que contempla:
:: A definição, planeamento e implementação de políticas de prevenção de riscos;
:: O desenvolvimento de processos de avaliação de riscos profissionais e
:: O estudo de medidas de prevenção e proteção dos riscos.
II - Para além desta competência podemos colaborar nos seguintes assuntos:
:: Avaliação de riscos do posto e/ou do local de trabalho
:: Medição de fatores de risco nos locais de trabalho
gases, vapores e partículas
ambiente térmico
poeiras totais e respiráveis
iluminação
ruído
:: Estudos
ergonómico
preliminar das condições internas de trabalho
da sinalização de segurança
de equipamentos de proteção coletiva
de equipamentos de proteção individual
de equipamentos de extinção de incêndio
de movimentação de cargas (manual ou mecânica)
estatístico de acidentes de trabalho, doenças profissionais e absentismo
:: Elaboração
do manual de procedimentos de Segurança e Higiene no trabalho
de fichas de segurança (produtos químicos)
de planos de segurança e saúde na construção civil e compilação técnica
de planos de emergência (inclui planos de evacuação)
de plantas de emergência
:: Realização de exercícios de acidentes simulados
:: Formação sobre higiene e segurança